Clientes

União Harmonia FC

O União Harmonia Futebol Clube foi fundado em Canoas (RS), em 23 de maio de 1954. Um campo que escoava a água das enchentes que castigavam o loteamento do bairro Harmonia foi sua origem.

No início, as decisões que diziam respeito ao clube eram tomadas pela associação de moradores do bairro, reunida em assembleias. Depois, conforme a evolução da agremiação, criou-se d estatuto e estabeleceu-se a diretoria.

Nos anos seguintes – destaque para as décadas de 1970 e 1980 –, o União tornava-se cada vez mais conhecido em Canoas, disputando torneios amadores.

O primeiro grande triunfo, lembrado até hoje, foi a conquista do Municipal na categoria força livre, em 1988. Com o passar do tempo, competições amadoras na Região Metropolitana também passaram a fazer parte da rotina do clube, representado até hoje nos torneios da Liga Canoense de Futebol.

Profissionalização

Até 2017, o clube só jogava torneios amadores. A convite da Federação Gaúcha de Futebol, optou por se profissionalizar e, naquele ano, jogou a Copa Metropolitana Sub-17. No ano seguinte, disputou o Estadual Juvenil B e a Copa Sub-19.

Entre os profissionais, estreou na Copa Seu Verardi, em 2019, enfrentando pela primeira vez três campeões estaduais: Bagé, Cruzeiro e Pelotas.  

Na Boca do Lobo – estádio mais antigo ainda ativo no país –, o União festejou seu primeiro gol como profissional. Naquele torneio, não vencemos, tal a disparidade das forças e o peso dessas camisas históricas. Não saímos derrotados, porém. Olhamos de baixo para cima com a humildade que sempre teremos em confrontos com clubes do nosso tamanho ou em embates com gigantes, com quem queremos medir nossa estatura a partir de agora.

O gol de Leléo na Boca do Lobo jamais sairá de nossa memória. Ficará como alicerce do futuro que o União Harmonia Futebol Clube quer para si.

Noticias Relacionadas