Clientes
APAV Vôlei

Fundada em 2009, a Associação dos Pais e Amigos do Voleibol (APAV) deverá ser a única representante gaúcha no cenário nacional do voleibol em 2021, participando da Superliga C. Nesses 12 anos de atividades, conquistou o pentacampeonato gaúcho (2012 a 2016), foi campeã da Superliga B (2012) e participou por seis temporadas seguidas da elite, entre 2012 e 2018, chegando duas vezes na sexta colocação. Ainda foi semifinalista da Copa do Brasil.
A equipe surgiu em dezembro de 2011, após a Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa) não conseguir patrocinadores e ficar de fora da Série A 2011/2012. Assim, o o estado do Rio Grande do Sul ficou sem nenhum representante na elite do voleibol brasileiro.
Em 2012 o time disputou a primeira edição da Superliga Série B, da qual foi campeã em uma campanha com apenas uma derrota. O acesso foi conquistado após uma vitória sobre a Funvic/Midia Fone na decisão.
Foi no Vôlei Canoas (nome fantasia usado pela Apav durante as temporadas na Superliga “A”) que Gustavo Endres, campeão olímpico de 2004, deixou as quadras.
A temporada 2016/17 marcou uma série de mudanças no Vôlei Canoas, dentre as quais destacam-se a nova marca do clube e a renovação quase que completa do elenco profissional.
Em 2018 foi anunciado que a Apav não disputaria mais a Superliga, após divergências entre Prefeitura de Canoas e Ministério Público. Assim, o clube foi para a Superliga “B”.
Após a pandemia, a Apav retomou as atividades em parceria com o Clube Marítimo do Brasil, filial brasileira do Marítimo, de Portugal.