Notícias

APAV VÔLEI | Projeto de inclusão beneficia crianças e adolescentes surdos da Escola Vitória

Categoria: APAV Vôlei, Notícias

Dezesseis alunos da EMEF Bilíngue para Surdos Vitória começaram a ter aulas de vôlei com professores da APAV nesta quarta-feira, 1º, nas dependências da instituição. A iniciativa faz parte do projeto Escolinhas de Base APAV Vôlei, que já atende outras 96 crianças e adolescentes, duas vezes por semana, no Centro Olímpico Municipal.

Diretora da Escola Vitória, Lucimeri Piachinski destaca a animação das crianças com a novidade. “É uma atividade diferenciada que vai ajudar muito no desenvolvimento delas. Vai ser uma troca constante entre alunos e professores com experiência no vôlei. Eles assistiram a vídeos do Xanxa na época de atleta e ficaram empolgados”.

Anderson Menezes, o Xanxa, é ex-atleta da APAV e comanda a equipe masculina de alto rendimento das categorias de base. Ele é também o professor responsável pelas crianças surdas da Vitória. Ele define a experiência como “espetacular” e aponta o aprendizado como fator mais relevante. “Aqui a gente vai aprender mais do que ensinar. Com o passar do tempo vamos conseguindo nos comunicar melhor”.

A comunicação entre alunos e professores ainda é tímida. Para auxiliar no processo, Vanderlei Pinzetta, professor de Educação Física da escola, participa ativamente das atividades, utilizando a linguagem de sinais.

O presidente da APAV, Almir Beltrame, exalta a inclusão que o projeto proporciona. “É a maior novidade para esta temporada. Foi uma solicitação nossa de que crianças e adolescentes com alguma deficiência fossem contempladas. Os jovens são a razão de ser da APAV, foi para isso que a fundamos”, resume.

As aulas de vôlei ocorrerão todas as quartas-feiras, na Escola Vitória. E, uma vez por mês, a gurizada vai treinar no Centro Olímpico Municipal. E a mobilização em torno do projeto é grande. Além de Xanxa, participam das aulas o professor Charles Mazzotti (técnico das equipes masculinas do projeto social) e os estagiários Larissa Girardi e Gabriel Araújo.

O Projeto Escolinhas de Base APAV Vôlei é uma conquista do clube por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do governo federal, e tem o apoio das seguintes empresas:Banrisul, Zaffari, Lojas Colombo, Móveis Kappesberg, Lojas Benoit, Kisafix, Guaibacar e Oderich.

Fotos: Moreno Carvalho/Ponto Multimídia

Voltar