
Enquanto Canoas se recobra do pesadelo da enchente que devastou grande parte da cidade, a normalidade também se instala entre os jovens jogadores da Associação de Pais e Amigos do Vôlei (APAV). A volta aos treinos do Projeto Escolinhas de Base se deu no início de junho, nas quadras da Associação LaSalle e do Unilasalle, para as equipes mirim e infantil nos naipes feminino e masculino.
Boa parte dos atletas atua junta já desde 2023, o que faz com que a evolução seja bastante visível, como destaca o técnico dos times masculinos, Leonardo Simeonidis Montagna: “Já estamos nos preparando para as próximas etapas da Liga Gaúcha de Voleibol de Base, e é bem perceptível o avanço deles, conforme se vai tentando ensinar situações novas de jogo, sejam de posicionamento em quadra ou questões de tática e eles assimilam mais rapidamente.
Outro aspecto positivo é o crescimento da confiança da gurizada em tentar opções mais complexas de jogadas. À medida em que vão acertando, os resultados nos treinos e jogos vão aparecendo, também”, explica o treinador.
Gurias com fome de bola
Com as gurias não é diferente. As equipes mirim e infantil, sob responsabilidade do professor Renato Matusiak Monteiro, um dos fundadores da APAV, também retomaram a rotina de treinamentos tão logo foi possível. “As meninas pediam para treinar, mas souberam ter a paciência de aguardar pelo momento certo, em que todos tivéssemos condições de nos dedicar ao máximo. Tem sido muito importante, neste sentido, a disputa da Liga. Isso traz para elas, assim como para os guris, um grau maior de responsabilidade”.
Renato elucida que essa responsabilidade a mais ocorre pelo simples fato de haver uma competição no horizonte. “É a preocupação com o bom desempenho. Não cobramos o resultado do jogo. Todos gostam de ganhar, mas o que cobramos é que saibam o que precisam fazer na quadra e executem bem tudo o que foi treinado. Ganhar e perder é do jogo, e qualquer resultado é fundamental para o aprendizado delas, inclusive o pessoal, além de serem atletas”, garante o professor.
O Projeto Escolinhas de Base APAV Vôlei – 4ª edição é uma realização da APAV Vôlei, tem o patrocínio do Banrisul e apoio de Gedore, Panfácil, Modular Cargas e Flash Sports.
Fotos: Moreno Carvalho / Ponto Multimídia